sábado

GOOD HAIR (CABELO BOM)

Este é um dos filmes de destaque que estou batalhando para trazer para a versão 2010 da Mostra de Cinema da África e da Diáspora “Espelho Atlântico”. GOOD HAIR ganhou o prêmio especial de júri para documentário americano, no Sundance de 2009.

O filme segue o ator Chris Rock na busca por responder à pergunta de sua filha Lola, em prantos: “papai, porque eu não tenho cabelo bom?”(eu mema, quando era pequena, também fiz essa pergunta para os meus pais!). O filme é simplesmente a resposta do comediante à este espinhoso questionamento afro-infantil, através de um documentário divertido e revelador sobre a cultura do cabelo afro-americano.

Aqui no Brasil, um documentário com este tema seria muito impactante, e traria novos pontos de vista. A indústria cosmética nacional (ou nacionalizada) simplesmente ignora cabelos crespos, ou então os “segrega” em linhas ditas populares (mais baratas, portanto menos eficazes). Ai aparecem aquelas meninas lindas com longos cachos brilhosos (que mais parecem modelados a sebo), mulheres que perdem os cabelos por conta de alisamentos sucessivos, ou afirmações do tipo "é tão lindo seu cabelo crespo, mas eu não posso deixar assim porque eu tenho que trabalhar!" (como se eu não trabalhasse!). Eu já soube de dois projetos nesse sentido, mas não sei a quantas anda...


Trailler de GOOD HAIR:



Um comentário:

  1. Lilian,
    esse é um tema muito interessante para um doc.
    O pessoal da Frente 3 de Fevereiro escreveu um texto a respeito e publicou em uma cartilha em 2007.
    Parabéns pelo blog - toda conectada você! :)
    Beijão, Ariane

    ResponderExcluir