domingo

I ESPELHO ATLÂNTICO



MOSTRA DE CINEMA DA ÁFRICA E DA DIÁSPORA NEGRA “ESPELHO ATLÂNTICO” - 2008

Em parceria com o African Film Festival, de Nova York, a mostra trouxe um panorama contemporâneo de filmes africanos e filmes brasileiros que refletem a herança daquele continente.

De 22 a 27 de abril de 2008, ocorreu a mostra de cinema da África e da Diáspora “Espelho Atlântico”, com direção geral da cineasta Lilian Solá Santiago, que trouxe uma primorosa seleção de filmes africanos e da diáspora negra para o Rio de Janeiro.
A mostra proporcionou ao seu público uma abordagem atual e significativa tanto da produção cinematográfica africana contemporânea quanto da realizada fora do continente, mas que dialoga diretamente com a herança cultural do continente africano. Esta seleção de filmes só foi possível graças à parceria com a organização sem fins lucrativos AFF – African Film Festival.

A mostra de cinema da África e da Diáspora - Espelho Atlântico foi uma oportunidade única de assistir a importantes títulos de um acervo praticamente inédito no Brasil, capaz de fomentar discussões e ampliar nosso conhecimento da diversidade cultural do vasto continente africano e de seus descendentes pelo mundo, propondo um novo caminho para a leitura e identificação com a identidade africana por parte do público brasileiro.

O público recebeu com grande entusiasmo o evento, que teve todas as sessões lotadas. A partir do terceiro dia, foi necessário fazer exibições simultâneas em duas salas para atender a demanda crescente do público.

O evento foi patrocinado pelo Banco Caixa Econômica Federal e, devido ao grande sucesso de público, estamos esperançosos de que o evento se repita em 2009 no mesmo espaço da Caixa Cultural no Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO

Curtas-metragens


O Clandestino
Dir: Jose Laplaine
1997
15 min.
Zaire/Angola

Mama Put
Dir.: Seke Somolu
2006
30 min
Nigéria

Menged
Dir: Daniel Taye Workou
2006
20min
Etiópia

Balé de pé no chão
Dir: Lilian Solá Santiago
2008
17 min
Brasil

Maria sem graça
Dir: Leandro Goddinho
2007
12 min
Brasil

The Ball
Orlando Mesquista
2001
5 min
Moçambique

Longas e Médias-Metragens

Kuxa Kanema -O nascimento do cinema
Dir: Margarida Cardoso
2003
53 min
Bélgica/ França/ Portugal
A Cidade das Mulheres
Dir: Lázaro Faria
2005
72 min
Brasil

Mortu Nega
Dir: Flora Gomes,
1987,
85min
Guiné-Bissau.

Na Cidade Vazia
Dir: Maria João Ganga
2005
88min
Angola

Família Alcântara
Dir.: Lílian e Daniel Solá Santiago, 2006
52min
Brasil

O Herói
Dir: Zezé Gamboa
2004
97 min
Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário