domingo

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO - Cerimônia de entrega do prêmio “Zumbi dos Palmares”


Como parte das atividades da V Semana de Cultura Negra, organizada pelo Grupo de Negros e Políticas Públicas e pelo Serviço de Defesa Contra o Racismo – SOS Racismo da ALESP, será realizada às 19h desta quinta-feira (23), no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares - honraria outorgada aos que se destacam por suas ações afirmativas em defesa da promoção da igualdade social e pela luta contra o racismo.

Por indicação do deputado Roberto Felício (PT), uma das homegeadas será a historiadora, mestre em Integração da América Latina (USP), Lilian Solá Santiago, que atua na área cinematográfica há mais de dez anos.

Cineasta premiada pelo conjunto de sua obra (que reúne documentários, curta-metragens, videos-crônicas e filmes que exaltam a importância da preservação cultural da raça negra e os conflitos sociais que atingem as minorias na sociedade), Lilian ganhou notoriedade internacional por seu mais recente trabalho: "Família Alcântara", um documentário dirigido em parceria com seu irmão Daniel Solá Santiago, que leva o expectador a refletir sobre a trajetória de uma família de artistas africanos escravizados no interior de Minas Gerais. O filme recebeu Menção Honrosa no 27º Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo de São Luis (MA) e o Prêmio de Júri, no 11º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (MT). Participou também de três festivais internacionais de cinema e video: Festival Internacional de Documentários de São Paulo (2004), Feira Audiovisual Viaxes na Lusofonia da Galácia (Espanha) e III Festival du Cinéma Pan Africaine du Cannes (França), ambos neste ano.

A convite do deputado Roberto Felício, Lilian Solá Santiago fará uma apresentação do filme "Família Alcântara", no próximo dia 28, às 18h, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa. Após a exibição, ela proferirá uma palestra sobre o processo de construção histórica do documentário, relatando suas experiências e descobertas.

Além da entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, a V Semana de Cultura Negra, que se encerra sexta-feira, dia 24 tem em sua programação oficinas culturais e profissionalizantes, exposições, palestras, apresentações musicais e de danças. Comidas típicas também estão sendo servidas no restaurante da Assembléia Legislativa.

O prêmio Zumbi dos Palmares faz uma homenagem a Zumbi, que nasceu escravo em 1655, fugiu para o Quilombo dos Palmares e se transformou no maior símbolo da resistência negra contra a escravidão. Zumbi e toda a comunidade do Quilombo resistiram durante muitos anos corajosamente aos ataques da milícia portuguesa. Em 20/11/1694, Zumbi foi capturado e morto numa emboscada.

O filme ‘Família Alcântara’ (2004), já passou por festivais de cinema da França e Espanha e estreou dia 17 de novembro no HSBC Belas Artes. Com a direção de Daniel Solá e Lilian Solá Santiago, o documentário, com duração de 56 min, retrata a história de uma família descendente de africanos escravizados no sudeste brasileiro. Com o coral, as peças de teatro e as guardas de congada - atividades artísticas e religiosas - a Família Alcântara preserva a sua história e a mantém por gerações. Através de sua trajetória particular, podemos vislumbrar a história da maioria do povo afro-brasileiro e de seus descendentes, de uma forma inédita no cinema. O filme mostra a cultura única criada pelos africanos escravizados no Brasil da etnia bantu - origem da maioria dos africanos trazidos para a América durante o período de escravidão, e seus descendentes demonstram como as questões históricas e sociológicas mais gerais influem na vida de cada um.

<"http://www.educine.org.br/noticia.php?cod=3">

Nenhum comentário:

Postar um comentário