terça-feira

NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES


Que nome lindo para um filme!

"No meio do rio, entre as árvores" é um documentário de 70 minutos de Jorge Bodanzki, fruto de uma expedição ao Alto Solimões, que ministrou oficinas de circo, fotografia e vídeo em reservas ambientais, para as comunidades ribeirinhas. O filme é, em grande parte, feito por eles, os 'documentados', a partir da tecnologia recém-apreendida.

Assisti à pré-estréia na "Matilha Cultural", e foi uma aula de documentário. Tive tantas idéias, sobre mim, sobre meu trabalho, sobre o fazer cinematográfico documental - fiquei com um olho na tela e outro no meu caderno de anotações, porque não queria perder nada do que me vinha naquele momento.

Revisitei minha dissertação de mestrado, sobre videotransformação, que é uma técnica de uso do vídeo para empoderamento de pessoas e grupos, criada pela documentarista colombiana Silvia Mejia. Deu uma saudade dela, do tempo que pegávamos a estrada rumo à Sorocaba, para fazer a oficina na Lua Nova, uma organização que trabalha com mães e crianças em situação de risco. Lá eu acompanhava sua oficina e fazia as anotações para minha dissertação. Foi tão difícil para mim, no começo, cheia de idéias de "cinema-produto-festivais-mercado" (afinal, eu venho da produção executiva!). E a Silvia sempre relutando em incorporar sua técnica para "produtos" audiovisuais... Minha dissertação foi parte escrita, parte em vídeo - preciso digitalizar o material (que está em VHS), para postar aqui. Mas nunca consegui trabalhar e divulgar direito a videotransformação, porque afinal faço e ensino as pessoas a realizar produtos! (Atualmente estou "ensaiando", a pedidos, dar uma oficina sobre videotransformação).

Depois dessa experiência, acabei utilizando algumas técnicas em produtos que realizei, sem pensar direito, mais porque "já estava em mim". Principalmente em "Balé de Pé no Chão" , é através do que apre(e)ndi de videotransformação que conseguimos imagens dos alunos da Mercedes dando entrevista coletiva e dançando (eu e a Marianna chamávamos essa cena de "a salinha").

Com este filme do Jorge, percebi que não há nenhum problema ético nisso, muito pelo contrário... É possível proporcionar empoderamento dos entrevistados/participantes e fazer um produto ao mesmo tempo. Nada como um mestre após o outro...

Por enquanto, assista ao trailler de "No meio do rio, entre as árvores" acessando o link abaixo. E aproveite para visitar o site da TV NAVEGAR, um projeto muito bacana, com várias ramificações, onde todos os filmes são dirigidos pelo mestre, Jorge Bodanzki.


http://tvnavegar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário