domingo

ESPELHO ATLÂNTICO - MOSTRA DE CINEMA DA ÁFRICA E DA DIÁSPORA


De10 a 15 de novembro de 2009 (Terça a Domingo)

Exibições gratuítas, sempre às 19:00h.

ESPAÇO MATILHA CULTURAL
R. Rego Freitas 542 - São Paulo - Brasil
fone: +55 11 3256.2636
contato@matilhacultural.com.br

Confira abaixo programação completa e sinopses dos filmes.

___________________


I MOSTRA ESPELHO ATLÂNTICO EM SÃO PAULO

Pela primeira vez o público paulistano terá acesso à Espelho Atlântico - Mostra de cinema da África e da Diáspora, mostra que acontece anualmente desde 2008 no Espaço Caixa Cultural - Rio de Janeiro. Sua programação destaca o olhar contemporâneo para a realidade africana e de seus descendentes dispersos pelo mundo.

Para as exibições na Matilha Cultural, no mês da consciência negra, teremos a estréia de "Black Berlim"e a seleção de alguns dos melhores filmes exibidos na mostra nestes dois últimos anos.

"Black Berlim” de Sabrina Fidalgo, trata de forma divertida a relação de um jovem brasileiro na capital alemã, dividido entre as benesses do primeiro mundo e as lembranças do passado em seu próprio país. Da seleção de filmes brasileiros também teremos “Maria sem Graça”, de Leandro Godinho, que traz no elenco principal a sambista paulista Fabiana Cozza interpretando uma tia que tenta dissuadir a sobrinha negra da idéia fixa de se tornar a Xuxa, e "O som e o resto”, de André Lavaquial, único filme brasileiro a participar da sessão Cinéfondation, do Festival de Cannes de 2008.

O olhar estrangeiro sobre a cultura afro-brasileira está bem representado pelo filme “Os Cariocas” de Ariel de Bigault, realizado originalmente para a TV francesa, apresentado pelo saudoso Grande Othelo, e que traz entrevistas com importantes sambistas, além de saborosos números musicais. De Portugal, exibiremos o sensível curta de animação “Ossudo”, de Júlio Alves, baseado no conto “Ossos” de Mia Couto, que fala de amor em condições extremas de desamparo e pobreza.

Dos filmes realizados no continente africano, destacamos “Kuxa Kanema”, um vigoroso retrato da experiência socialista em Moçambique, com imagens inéditas de Samora Machel e outras relíquias do cine-jornal mantido pelo governo durante aquele período. De Angola, exibiremos “O herói”, filme de ficção que retrata os dilemas da reconstrução de um país após décadas de guerra civil, e que conta no elenco principal com as brasileiríssimas atrizes Neusa Borges e Maria Ceiça.

A questão feminina vem principalmente através do olhar de duas cineastas africanas contemporâneas, que trazem diferentes perspectivas sobre a questão de gênero naquele continente. De Cabo Verde, exibiremos as desventuras de um grupo de mulheres, no primeiro filme realizado naquele país por equipe totalmente nacional – “Cabo Verde meu amor”, de Ana Ramos Lisboa. Da Mauritânia vem o belíssimo “Esperando os homens”, documentário da senegalesa Katy Lena Ndiaye, que traz à tona a voz, pouco ouvida, das mulheres que vivem sob a rígida tradição muçulmana, numa sociedade dominada pelos homens.

A curadoria é da cineasta Lilian Solá Santiago, que também exibe dois filmes de curta-metragem na mostra: “Balé de Pé no Chão” (em parceria com Marianna Monteiro, ganhador do Prêmio de Melhor Documentário no I Hollywood Film Festival, 2009), que revela a trajetória de Mercedes Baptista, precursora da dança afro-brasileira; e o doc-ficção “Graffiti”, que traz à tona a questão da criminalização da juventude negra em São Paulo, através da atuação da polícia na revanche aos ataques do PCC em 2006. "Graffiti" será exibido pela primeira vez em 35mm na abertura da mostra.

Programe-se para assisitir aos filmes da mostra “Espelho Atlântico” no Espaço Matilha Cultural

Diversão com reflexão!


PROGRAMAÇÃO E SINOPSES

Dia 10/11 - terça-feira - abertura com coquetel

Graffiti (ficção / documentário)

Lílian Solá Santiago (Brasil, 2008, 10 min.)


São Paulo é a cidade mais grafitada do mundo. "Graffiti" acompanha o rolê solitário de Alê numa das semanas mais sinistras que essa cidade já viveu – dos ataques do PCC, e a violenta revanche da polícia em 2006. O que o move a enfrentar as ruas nessa noite? Ganhador do Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem. Com Sidney Santiago e Chico Santo.

Sessões: 19:30, 20:00, 21:00 e 21:30 horas.

Dia 11/11 – quarta-feira

O som e o resto (ficção)
André Lavaquial (Brasil, 2007, 23min)
Jahir é um virtuoso baterista carioca que toca numa banda evangélica. Ao se indispor com o pastor da igreja, se vê sozinho na rua com seu instrumento e inicia uma jornada existencial rumo à sua música. Participou de importantes festivais internacionais e, em 2008, foi o único curta-metragem brasileiro a conquistar uma vaga do Festival de Cannes, na seção Cinéfondation.

Cariocas (documentário)
Ariel de Bigault (França, 1989, 57 min.)
“Cariocas” mostra diversas facetas do samba no Rio de Janeiro. Grande Otelo, nos guia ao encontro dos grandes músicos da cidade. Realizado originalmente para a TV francesa, conta com importantes depoimentos de Martinho da Vila, Paulo Moura, Velha Guarda da Portela, Nelson Sargento, Wilson Moreira, e Joel Rufino dos Santos.

Dia 12/11 – quinta-feira

Balé de pé no chão (documentário)
Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro (Brasil, 2006, 17 min.)
Documentário sobre Mercedes Baptista, principal precursora da dança afro-brasileira. Bailarina de formação erudita, cria seu grupo na década de 50, e estuda os movimentos do candomblé e das danças folclóricas. Participou de vários festivais nacionais e internacionais e ganhou, entre outros, o Prêmio de Melhor Documentário no I Hollywood Brazilian Film Festival, 2009.

Esperando os homens (documentário)
Katy Lena Ndiaye (Senegal/ Mauritânia/ Bélgica, 2007, 56 min.)
Em Hassania, no abrigo de Oualata, uma cidade vermelha na fronteira distante do deserto de Sahara, três mulheres praticam pintura tradicional decorando as paredes da cidade. Em uma sociedade dominada pela tradição, pela religião e pelos homens, estas mulheres expressam-se livremente, discutindo o relacionamento entre homens e mulheres. Presente em mais de 20 festivais internacionais.

Dia 13/11 – sexta-feira

Ossudo (ficção / animação)
Júlio Alves (Portugal, 2007, 14 min.)
Baseado no conto "Ossos", do famoso escritor moçambicano Mia Couto, este filme é uma história de amor entre duas pessoas desamparadas. Participou de mais de vinte festivais pelo mundo. Recebeu, entre outros, o Troféu de Melhor Filme Português e o Troféu Ouro Animação no 36º Festival Internacional do Algarve.

Kuxa Kanema – O nascimento do cinema (documentário)
Margarida Cardoso (Bélgica / França / Portugal, 2003, 52min.)
O governo Moçambicano cria após a independência, em 1975, o Instituto Nacional de Cinema (INC), pois o presidente, Samora Machel, sabia do poder da imagem para a nação socialista. O filme acompanha a ruína do INC após um incêndio e a desilusão dos moçambicanos com o regime. Vencedor do Festival de Nova York de Filmes Africanos, entre outros.

Dia 14/11 – sábado

Maria sem graça (ficção)
Leandro Godinho ( Brasil, 2007, 14min.)
Maria das Graças, menina negra de 12 anos, moradora da periferia de São Paulo, atormenta a vida de sua mãe para alcançar seu maior sonho: ser a apresentadora Xuxa Meneghel. Uma curiosidade é a cantora Fabiana Cozza no elenco. Prêmio especial do Júri, 12nd Fest. Inter. de Cortometraje da Universidad Europea de Madrid, Madrid, 2007 / Menção Honrosa, Festival ENTRETODOS 2007.

Cabo Verde, meu amor (ficção)
Ana Lisboa (Portugal/ França/ Cabo Verde, 2007, 76 min.)
A condição feminina em Cabo Verde na atualidade é o foco principal deste primeiro longa metragem da cineasta Ana Lisboa. Falado em crioulo cabo-verdiano, foi totalmente rodado na Cidade da Praia com um vasto elenco de atores amadores. Primeiro filme realizado e produzido em Cabo Verde, por cabo-verdianos.

Dia 15/11 – domingo

Black Berlim (ficção)
Sabrina Fidalgo (Alemanha / Brasil, 2009, 15 min.)
Nelson é um jovem baiano estudante de engenharia em Berlim. Na capital alemã, leva uma vida muito distante de suas verdadeiras raízes. Porém tudo muda quando ele frequentemente passa a encontrar Maria, uma imigrante ilegal do Senegal. Apesar de ignora-la ele começa a ter visões de personagens estereotipados, que o remetem a um passado que ele prefereria esquecer. ESTRÉIA!

O Herói (ficção)
Zezé Gamboa (Angola / França / Portugal, 2004, 97 min.)
Um soldado mutilado na explosão de uma mina volta à Luanda após 20 anos de combates. No elenco o senegalês Makena Diop, as brasileiras Maria Ceiça e Neuza Borges. Premiado no Festival de Sundance (EUA) e no Festival de Cinema Africano de Milão, entre outros.

2 comentários: