domingo

DOZE DISCÍPULOS DE NELSON MANDELA

Um dos filmes mais celebrados na II ESPELHO ATLÂNTICO foi "Doze Discípulos de Nelson Mandela" (Twelve disciples of Nelson Mandela), de Thomas Allen Harris.

O filme mostra o encontro de 12 amigos que deixaram a cidade de Bloemfontein nos anos 60, para montar o Congresso Nacional Africano com Nelson Mandela.Um deles vai para os Estados Unidos e, mais tarde, torna-se o padastro do diretor. Com entrevistas, material de arquivo e reconstituições dramáticas, Thomas relaciona de forma extremamente poética sua história de vida pessoal com com um dos fatos mais importantes do século XX - a luta contra o Apartheid na África do Sul.
Em breve, o filme será novamente exibido no Brasil. Por enquanto, você pode assistir ao trailler abaixo:


 

quarta-feira

Vem aí a III ESPELHO ATLÂNTICO


Acabei de ver o resultado do Edital de Ocupação da Caixa Cultural, e a III ESPELHO ATLÂNTICO - Mostra de Cinema da África e da Diáspora foi aprovada!

A III ESPELHO ATLÂNTICO está confirmada no Rio de Janeiro, no Espaço Caixa Cultural, de 11 a 16 de maio de 2010. Agora, estou articulando a itinerância para outras cidades (como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre), e em breve vocês terão novidades.

Para a próxima edição estou selecionando filmes interessantíssimos do continente africano, europeu e  da América, de cá e de lá, com destaque para os filmes americanos (de lá). Do Brasil, um dos filmes já confirmados é Darluz (foto acima), de Leandro Goddinho, com a m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a Mawusi Tulani (atriz da Cia. Os Crespos).

Vídeo "RODA O TERERÉ" chega às cidades de Mato Grosso do Sul


Um dos trabalhos que realizei este ano foi o vídeo-documentário "Roda o Tereré", para o IPHAN-MS, e que faz parte do Inventário Nacional de referência Cultural da Região do Erval Sul-mato-grossense.

Graças à esta pesquisa, mergulhei fundo no patrimônio imaterial do Mato Grosso do Sul, principalmente no que se refere ao uso da erva-mate, suas origens e seus costumes. O ponto alto do vídeo é a cerimônia do Caa (nome indígena guarani da erva-mate), na aldeia guarani de Panamby. A erva-mate é sagrada para o povo Guarani Kayowá, e eles tem muito respeito a Caati (a mãe-erva). Onde encontramos o uso da erva-mate, em forma de tereré ou chimarrão, podemos atestar a presença da cultura guarani desde a era pré-colonial: nos estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Uma das coincidências dessa ação, é que o Balaio do Patrimônio começa justamente por Bela Vista, primeira cidade do Mato Grosso do Sul que conheci, nos idos de 1994, na produção do filme "Os Matadores", de Beto Brant - também o primeiro longa-metragem que participei, e o primeiro tereré da minha vida! Já estava na faculdade de História, e confesso que me interessava mais pelas peculiaridades culturais da região do que pela dramaturgia do filme. Fiquei fascinada com aquele ritual de passar a cuia, feita num chifre de boi, de mão em mão, de boca em boca, em qualquer casa que fôssemos visitar - momento em que tudo pára, hora de contar um "causo", de falar mansamente sobre a vida, de compartilhar a vida. Àquela época, nem de longe, poderia imaginar que um dia faria um documentário sobre a erva-mate...
Como diz a música de abertura do documentário, do poeta Emmanuel Marinho:

"Esta erva boa de tomar Chique na xícara se chama chá Em outras terras é té ou tea Na cuia ali no mar de Xaraés É tereré, é tereré."

E roda o tereré!

Leia abaixo a íntegra da notícia sobre a distribuição do vídeo:

Balaio do Patrimônio acontece em Mato Grosso do Sul


27/11/2009

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul - Iphan-MS realizará de 30 de novembro a 18 de dezembro o projeto Balaio do Patrimônio.

O Projeto consiste na entrega de sessenta kits de material publicado e editado pelo Iphan Nacional sobre Patrimônio Imaterial, que serão destinados às entidades culturais e educacionais dos municípios de: Campo Grande, Corumbá, Bela Vista, Ponta Porã e Coxim.

O Projeto intitulado Balaio do Patrimônio Cultural tem por objetivo promover a integração entre os mais diversos setores da produção cultural brasileira, através de suas manifestações artísticas e culturais, com enfoque específico no patrimônio imaterial. Em um país de dimensões continentais a riqueza de suas manifestações artísticas e culturais não pode ficar estática dentro de seus locais de origem, necessitando desta forma, da circulação dinâmica entre as diferentes regiões do país. Dentre os diversos títulos brasileiros que fazem parte do pacote, está a publicação sobre nossa viola de cocho pantaneira e o vídeo documentário "Roda o Tereré". Este, produto resultante do Inventário Nacional de referência Cultural da Região do Erval Sul-mato-grossense.

As prefeituras de cada município determinarão quais são as Instituições que irão receber os kits, para colocá-los à disposição da população para consultas e estudos, envolvendo, assim, as Bibliotecas Públicas, Secretarias de Educação e Cultura, Arquivos Históricos e do Patrimônio, Universidades, Fundações de Cultura, Academias de Letras e outras.

Durante a solenidade será exibido o vídeo documentário "Roda o Tereré" e haverá uma apresentação cultural regional do Grupo Camalote, que é Ponto de Cultura pelo Iphan-MS.

O Projeto também funcionará em outras cidades, confira:

Dia 30 de novembro - BELA VISTA
Horário: 14h Local: Cine São José

Dia 01 de dezembro - PONTA PORÃ
Horário: 10h Local: Escola MAPPE

Dia 05 de dezembro - COXIM
Horário: 10:00 Local: A definir

Dia 07 de dezembro - CAMPO GRANDE
Horário: 19:30h Local: Morada dos Baís

Dia 18 de dezembro – CORUMBÁ
Horário: 19:30h Local: Centro de Convenções Miguel Goméz.